Atualizado em: 15-05-2015

Simulação de cálculo de pensões de invalidez ou velhice

A simulação de cálculo de pensões de invalidez ou velhice do regime geral de Segurança Social está elaborada de acordo com as regras estabelecidas no Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10 de maio, na redação dada pelo artigo 63.º da Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro e pelos Decretos-Leis n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro e n.º 8/2015, de 14 de janeiro, aplicando-se a pensões iniciadas em data igual ou posterior a 1 de janeiro de 2015.

 

Permite ao cidadão obter um valor simulado de pensão com base nos dados disponíveis no sistema ou hipotéticos, por ele introduzidos.

 

Esta simulação não considera o prazo de garantia exigido para a concessão da pensão, pelo que pressupõe que o mesmo esteja cumprido no regime geral.

 

Na simulação é aplicada a fórmula geral de cálculo de pensão. Não estão contempladas situações especiais de cálculo, por exemplo as de pensão unificada.

 

 

O simulador funciona em Microsoft Internet Explorer 5.0 ou posterior, Google Chrome e Firefox e requer que esteja instalada a Máquina Virtual JAVA, sem a qual não funciona. Para a obter poderá aceder a  http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp e seguir as instruções de instalação. É aconselhável instalar a última versão do Microsoft Service Pack.

 

A partir de abril de 2015, com a versão do Google Chrome 42, a Google adicionou uma etapa para configurar a execução de plug-ins baseados na NPAPI (como o Java). Para obter mais informação sobre esta configuração poderá aceder a https://java.com/pt_BR/download/faq/chrome.xml e seguir as instruções.

Simulador offline - versão maio de 2015

Simulador para download.

 

 

Faça a simulação.

 

 

 

Ver mais »